Porque é Que os Anúncios de Perfumes São Tão Maus?

Ilustração de Jacob Stead

Já reparaste que os anúncios de perfumes são todos iguais? Sem originalidade? Uma diferença pequena aqui, outra ali, mas a base é sempre igual. Normalmente existe uma mulher lindíssima com um vestido incrível e jóias do outro mundo. Ou então um homem elegante, ou um jovem com um corpo de invejar. Ou, num último cenário, um homem e uma mulher, ambos modelos de topo.

Uma banalização planeada

O que se passa é que antigamente os anúncios de perfume começavam e ninguém percebia que era de um perfume que se tratava, até que no fim lá aparecia o frasco mágico. Hoje em dia, a banalização dos anúncios é tão grande que os consumidores já sabem que se trata de um anúncio de perfumes. E é esta a intenção dos departamentos criativos: que sejam facilmente identificáveis, pois se o anúncio for muito diferente do habitual não será tão fácil a associação.

Claro que existem anúncios diferentes, mais ousados e nada a ver com o descrito em cima. Mas a verdade é que são raros e normalmente estão associados a marcas mais famosas e com mais notoriedade. Isto é, marcas que já marcaram o seu papel nesta indústria.

Como sentir o cheiro num anúncio?

Uma coisa é certa: é impossível demonstrar um cheiro através da televisão. Por isso mesmo, todos os anúncios de perfume têm um toque de sensualidade e todos tentam vender um estilo de vida. Uma vida ousada para além dos limites, onde somos a estrela e a pessoa mais importante. Somos notadas e notados pelas outras pessoas. Podem até dizer que não, mas 95% da população é isto que deseja: ser reconhecido, ser invejado.

Outro aspeto, que se calhar passa despercebido, é que durante os anúncios não existem grandes falas, mas sim palavras chave. São palavras marcantes e que, caso seja em inglês, não necessitarão de traduções. Esta é uma técnica muito habitual para que os anúncios funcionem em diversos países sem terem de alterar o conteúdo.

Para terem uma pequena noção de como estes anúncios de perfumes são dispendiosos, um relatório da A.T. Kearney afirma que em 2016 foram gastos mais de 800 milhões de dólares em marketing durante todo o ano. E tudo isso em anúncios que, pelos vistos, não têm nada de novo para acrescentar.

Marketing de imitação

Mas será que todas as marcas de perfumes usam a mesma agência criativa ou estão apenas a copiarem-se uns aos outros?

A opinião é unânime e muitos diretores defendem que os departamentos criativos e de marketing não querem arriscar demasiado com anúncios mais ousados. Querem continuar a apelar às grandes massas. No fundo, querem que aquele perfume continue a passar uma mensagem de exclusividade e de elite, de vida luxuosa e de um estilo de vida que muito poucas pessoas podem ter. Mas que ao usarem o perfume do anúncio, sentirão um pouco dessa vida. Como até agora esse tipo de publicidade funciona, então o que as grandes marcas fazem é algo mais subtil (apesar de sexy), deixando que a marca se venda por ela própria.

A verdade é que, apesar de praticamente todos os anúncios serem iguais, a tecnologia tem ajudado a mudar estas criatividades. O mundo de hoje está a mudar e quem está por dentro das mais recentes tendências e gadgets é visto como uma pessoa cool, moderna e atual.

Anunciar porque sim

Resumindo, estes anúncios não são feitos para ganhar dinheiro. São feitos para mostrar a marca, para marcar um posicionamento e para um desejo emocional junto dos consumidores.

Não te queremos assustar e não estamos aqui para falar mal da indústria, já que fazemos parte dela. A diferença é que a Gradient não se preocupa tanto com este tipo de marketing. Nós estamos focados na qualidade dos aromas e na sua durabilidade. Não tanto em colocar uma famosa, modelo ou atriz relacionada com a nossa marca e tornar o produto 2 ou 3 vezes mais caro.

Somos conscientes e responsáveis porque queremos dar-te a melhor relação preço-qualidade e nada mais. Todos os dias, todo o dia.

Descobre quais são os perfumes mais adequados para ti com base nos teus gostos fazendo o quiz no botão abaixo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Pay 1 Get 2
Free Perfume
No Prize
20% Discount
10% Discount
No Prize
50% Discount
Pay 2 Get 3
Play and win prizes!
Insert your email and good luck!
Some rules: One play per email
  • System's abuse equals disqualification
  • Coupons are limited