Poupa Dinheiro, Livra-te do Perfume Caro

Ilustração de Jacob Stead

Se te dessem a escolher entre cheirar a excremento de baleia ou a flores brancas, não pensarias duas vezes. Fezes, vómitos e óleos animais parecem ter tudo para ter um cheiro repulsivo. O jasmim, por outro lado, soa como uma canção de amor, um sonho da Disney. Tenta imaginar o cheiro do jasmim em flor: a tua memória, destreinada para localizar aromas, pode ir buscar algo doce ou suavemente floral. É mesmo nisso que queres pensar ou queres guardar uns trocos e poupar em perfume?

Há mais de mil anos que nós, humanos, temos mimado o nosso corpo com produtos animais como o âmbar e derivados de plantas de cheiro pútrido, como o jasmim absoluto. E assim aplicamos materiais indesejados no nosso corpo para melhorar e mascarar os nossos aromas naturais. Assim como os cães rebolam na lama, também nós procuramos alterar as nossas emissões olfativas com a ajuda de outros recursos.

Nem sempre cheirar bem é suficiente: queremos cheirar de forma complexa para que o ambiente à nossa volta se sinta intrigado e desafiado a voltar – como as abelhas e a flor – para nos cheirar uma e outra vez. E tudo isso, pensamos que só é possível sem poupar em perfume. Somos tão ingénuos, não é mesmo?

O que torna um perfume tão caro.

Fico perplexo com o custo de certas coisas banais, mas é impensável para mim gastar demasiado numa fragrância. Na verdade, se pesquisares por “perfume caro” vais encontrar um por cerca de 400 mil euros. A sério! Pagar por um perfume mais do que pago por um jantar a dois para mim não faz sentido. Sobretudo porque já existem alternativas de qualidade que custam uma fração dos perfumes mais populares. E não é só isso: os millennials já não querem cheirar igual a todos os outros . Pelo contrário, querem ter o seu aroma pessoal e diferenciado e também querem poupar em perfume.

A verdade é que é desnecessário. Pode parecer ótimo para atrair a cara-metade ou impressionar alguém no escritório, mas se pensares bem, percebes que a maioria das pessoas nem liga a isso, nem percebe se o teu perfume é caro ou não.

Então porque é que algumas fragrâncias custam 1000€ e outras custam 20€? Já te perguntaste, certamente, como é que certos perfumes de luxo custam várias centenas de dólares. Por outras palavras, o que torna caro um perfume?

Normalmente são os ingredientes raros os grandes culpados, não apenas graças à marca. Muitas fragrâncias são feitas a partir dos óleos de uma pétala, árvore, raiz ou o almíscar de um animal em particular. Ainda assim, há formas conseguires poupar em perfume. Isto é, alguns perfumes são baratos porque os seus ingredientes são comuns e fáceis de adquirir, ou então têm ingredientes sintéticos criados em laboratório.

As 3 principais razões que tornam um perfume caro:

Os Ingredientes Raros

Alguns perfumes contém pétalas de flores raras ou a essência de uma raiz rara, como tuberosa ou jasmim. Outros têm ingredientes sintéticos que são difíceis ou caros de produzir. De igual modo, a escassez de um ingrediente (que floresce apenas um mês por ano por exemplo) pode também aumentar o valor do respetivo perfume.

Imagina só que o perfume lançado em 1930 como “o perfume mais caro do mundo”, Jean Patou Joy Perfume, requer mais de 10 mil flores de jasmim e 28 dúzias de rosas para produzir um único frasco.

Para teres uma ideia, os ingredientes mais caros encontrados nos perfumes incluem o jasmim (8 mil flores de jasmim para 1 ml de óleo essencial), a rosa búlgara, o âmbar e a íris. Mas nem todas estas são pétalas de flores extravagantes. O ambergris, por exemplo, vem do intestino de cachalotes e o almíscar, na sua forma natural, vem das secreções do cervo-almiscarado macho.

O interessante é que os óleos caros de jasmim e rosa são encontrados na maioria das fragrâncias femininas, enquanto que o almíscar é encontrado na maioria das masculinas. Resumindo, pagas mais por perfume (15% ou mais de óleo essencial) do que por Eau de Parfum (8 a 15%). A Eau de Toilette contém 5 a 8% e a Eau de Cologne uma fração do que isso.

O Marketing

Algumas empresas gastam milhões na comercialização de um perfume que é difícil de vender. Gastam dinheiro em campanhas publicitárias em que tu és o único a pagar no final. E, além disso, estás a pagar também pela celebridade que promove a fragrância que provavelmente nem usa na vida real. Isto é, algumas marcas comercializam perfumes como arte ou como um vinho muito bom, criando apenas um número limitado de frascos que serão vendidos. Essa exclusividade gera interesse e o mercado surge de bom grado para pagar o preço, talvez pelo direito de se gabar por ter um desses poucos frascos. A isso chamamos de “status”.

A Embalagem

Os perfumistas sabem que é preciso uma embalagem bonita para o produto se destacar e isso pode custar muito dinheiro. Por exemplo, alguns dos perfumes mais caros do mundo vêm em frascos de cristal Baccarat – considerado um dos melhores do mundo. Outros frascos têm diamantes e pedaços de ouro maciço.

Infelizmente, é difícil descobrir se estás a pagar pelo marketing ou pelos materiais raros. Mas a verdade é que a indústria nos habituou a pagar valores ridículos por algo que, de facto, custa menos de 10% do preço final.

Para quem ainda compra perfumes caros, vamos deixar as coisas claras.

O universo das fragrâncias é incrivelmente mal-entendido. Até o nome confunde as pessoas. Muitos pensam que a água de colónia é para homens e o perfume é para mulheres. A única diferença é na concentração de essência na fragrância.

Os 9 mitos relacionados com perfumes:

1. “As fragrâncias devem ser guardadas na casa-de-banho.”

O calor e a humidade podem fazer com que os óleos se destruam mais rápido, estragando o aroma. Embora a fragrância nunca “perca a validade”, começará a ter um cheiro diferente do pretendido.

2. “O cheiro de uma fragrância num pedaço de papel é idêntico ao cheiro na pele.”

O calor e a humidade podem fazer com que os óleos se destruam mais rápido, estragando o aroma. É impossível dizer, ao cheirar um pedaço de papel, como é que uma fragrância vai cheirar na pele- e irá sempre depender de acordo com a pele de cada pessoa.

3. “Deves aplicar a fragrância pulverizando-a numa nuvem e passando através dela.”

Deves aplicar a fragrância pulverizando a pele seca diretamente e com moderação. Aplica em áreas do corpo naturalmente mais quentes, como o pescoço e o peito, pois isso permitirá que o aroma se espalhe uniformemente ao longo do dia. Regra de ouro: não exageres.

4. “Água de colónia e perfume diferenciam-se por género.”

Os termos “água de colónia” e “perfume” só dizem respeito à quantidade de essência que está na mistura. Eau de cologne é um dos mais fracos (3% de óleo). A Eau de toilette tem cerca de 10%, enquanto que a Eau de parfum tem entre 15% e 20%. Já o perfume puro tem cerca de 25% de óleo.

5. “Deves esfregar a fragrância na pele.”

De todo. Isso apenas decompõe os óleos na fragrância e reduz o tempo de duração do perfume. Deves, por outro lado, deixá-lo ficar na pele e absorver por si próprio.

6. “Todas as fragrâncias têm a mesma intensidade.”

A intensidade da fragrância está diretamente relacionada à quantidade de óleo na mistura. Uma fragrância mais intensa irá naturalmente ter um cheiro mais forte e exigirá menor aplicação.

7. “Quanto maior a intensidade, melhor o cheiro.”

A concentração de óleo apenas determina a intensidade do cheiro da fragrância, não necessariamente tornando-o melhor. Dependendo do tipo de fragrância que procuras, maior intensidade pode ser melhor. Atenção que a mesma fragrância com duas concentrações diferentes pode até cheirar completamente diferente.

8. “As fragrâncias têm o mesmo cheiro desde a aplicação até se desgastarem.”

Muitas fragrâncias são “não lineares” e evoluem em diferentes notas depois de usadas por algum tempo. Se uma fragrância não é linear, provavelmente será de melhor qualidade.

9. “Quanto mais caro o perfume, melhor.”

Nem sempre. Algumas fragrâncias mais baratas vão desgastar-se melhor do que algumas fragrâncias populares – em que ainda pagas pela marca.

Sim, é possível poupar em perfume.

Existem (mesmo) alternativas baratas ao mesmo nível dos perfumes caros. É o caso da Gradient – uma espécie de sociedade secreta com aroma de perfume caro, mas sem a etiqueta de preço equivalente.

Então vamos ser honestos. Se o que está no frasco é que importa, porquê continuar a pagar fortunas?

poupa dinheiro no perfume caro

Este é o nosso Manifesto.

Não compensa pagar os olhos da cara por perfumes caros. Em primeiro lugar porque estamos na indústria há demasiado tempo para saber como tudo funciona. Depois, porque também somos consumidores exigentes como tu e odiamos ser enganados.

Sabemos bem o que vai dentro de um frasco de perfume e uma coisa é certa: o preço reflete muito pouco o conteúdo. Ou seja, estás a pagar pelos anos de construção de marca, pelas campanhas milionárias na TV, os outdoors, os anúncios no cinema e na imprensa. Já para não falar de todos os parceiros de media, e os contratos com celebridades.

A tudo isso dizemos basta! Nós e todo o movimento mundial que já não vai na cantiga das grandes marcas. Mas atenção! Isso não quer dizer que deves ir a correr à feira comprar uns perfumes rasca ou umas cópias baratas de péssima qualidade. Tu és mais inteligente do que isso. E queres continuar a cheirar bem.

Qualidade Superior

Seguimos os mesmos métodos de produção dos principais especialistas mundiais – com essências originais de Grasse, França. Os nossos perfumes só não levam o frasco de cristal, a embalagem cara e o anúncio de TV com os famosos. É assim que cortamos o preço em mais de metade. O resultado é um perfume de altíssima qualidade, que só difere dos demais no outfit que tem vestido.

O Preço Certo

Acima de tudo, um perfume é composto por água, álcool e essência – é isso que colocas na tua pele. Além disso, ninguém quer pagar muito quando pode pagar muito menos pelo mesmo. Aqui a qualidade tem um ótimo preço. Ainda achas impossível poupar em perfume?

Concluindo, aqui nunca te vai faltar um bom perfume nem dinheiro para gastares naquilo que mais gostas. Por isso, tal como os mais de 200 mil clientes que já conseguiram poupar em perfume connosco, não temos dúvidas que também vais adorá-los e que vais cá voltar mais vezes.

PS: Se já te sentes em casa, deixa o teu comentário aqui e ajuda-nos a levar este movimento mais longe. E ainda recebes 10€ para gastares na nossa loja.

Até já.

28 thoughts on “Poupa Dinheiro, Livra-te do Perfume Caro

  1. Anabela Seixas says:

    achei bastante interessante a descrição de um perfume, eu gosto, sempre usei e uso todos os dias, antes usava os de marca, de alguns anos para cá uso genéricos pois além de ñ poder pagar 80€ ou mais por um perfume, acho extraordinariamente caro!

  2. Ascensão Rodrigues says:

    Muito interessante o vosso artigo adoro perfumes mesmo sendo tão caros e uma das coisas que não prescindo. Estou sempre desejando que os meus filhos me ofereçam perfumes no aniversário ou no Natal. Obrigada pelo artigo. Feliz Ano Novo

    • Pedro Sampaio says:

      Obrigado pelo interesse Ascensão! Quem não gosta de receber perfumes de presente – e se puder poupar na carteira, ainda melhor 🙂 Um excelente 2019 para si!

  3. Anabela Almeida says:

    Achei muito interssante o artigo. Concordo que somos seduzidos pela marca e design dos frascos. No entanto, para mim é muito dificil escolher um perfume à toa, sem o experimentar na minha pele.

    • Pedro Sampaio says:

      Muito obrigado pelo seu feedback Anabela! Esse é um ponto totalmente pertinente e no qual estamos a trabalhar neste momento. Se pudesse encomendar um kit de amostras Gradient no nosso site, facilitaria a sua decisão? Em alternativa, pode visitar um dos nossos vários pontos de venda espalhados um pouco por todo o país. Indique-nos a sua localização por email para lhe encaminharmos para a nossa loja mais perto de si, onde poderá experimentar os nossos perfumes com toda a comodidade.

    • Pedro Sampaio says:

      Ainda bem que gostou do artigo Conceição! Temos uma rede vasta de pontos de venda um pouco por todo o país. Indique-nos a sua localização por email para a encaminharmos para a nossa loja mais perto de si, onde poderá experimentar os nossos perfumes com toda a comodidade.

  4. Maria Auxiliadora dos Anjos says:

    Gosto muito de perfumes . Uso os de preço que cabe em meu orçamento e talvez por isso não seja a escolha certa. Gostei muito do artigo que li. É bom sabermos que tipo de perfume estamos usando.
    Obrigada!

    • Pedro Sampaio says:

      Olá Maria! É exatamente isso. Porquê gastar fortunas quando podemos escolher perfumes dentro do nosso orçamento e ainda com uma qualidade bastante alta? É importante sermos transparentes porque na maioria dos casos, as pessoas não sabem porque estão a pagar caro por um perfume. Se soubessem, dificilmente continuariam a pagar pela publicidade, pelas celebridades e por todos os intermediários na cadeia de valor até que o perfume chega ao consumidor. No fundo, as pessoas habituaram-se a pagar valores ridículos, quando o conteúdo do perfume representa menos de 10% do preço de venda final. E isso tem de mudar.

  5. Ana Lúcia Maciel de Paula says:

    Adorei a matéria, adoro perfumes, tenho alguns de marcas caras mas tbm uso alguns nacionais, hoje em dia não compro perfumes importados caros pois não cabe em meu orçamento. Infelizmente os meus preferidos são importados e caros.? Amo perfumes quero conhecer suas fragancias.

    • Pedro Sampaio says:

      Olá Ana Lúcia! Ainda bem que gostou, muito obrigado pelas suas palavras. A situação que descreve é muito comum e, infelizmente, ainda muitas pessoas optam por opções mais caras sem necessidade nenhuma. Diga-nos então: quais são os seus perfumes preferidos? Podemos sugerir perfumes nossos com base nos seus gostos. Caso queira visitar-nos e experimentar os nossos perfumes, estamos neste momento no Centro Comercial Campo Pequeno em Lisboa. Será um gosto recebê-la. 🙂

  6. Lucia says:

    Adoro perfumes,amadeirados para inverno, florais para o verao ….gosto q perdurem….por norma uso eau de parfum…por ser mais forte e durarem mais

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Pay 1 Get 2
Free Perfume
No Prize
20% Discount
10% Discount
No Prize
50% Discount
Pay 2 Get 3
Play and win prizes!
Insert your email and good luck!
Some rules: One play per email
  • System's abuse equals disqualification
  • Coupons are limited